sexta-feira, 26 de julho de 2013

A saideira - Atividade Individual - Carlos Henrique Gonçalves Pinto - 11/0026446

  Olá, pessoal!!! Tudo em ritmo de festa?

 Pra passar a régua e fechar a conta, farei uma breve análise das oficinas apresentadas pelos nossos coleguinhas dos grupos Alarq e Odisseia. Vem comigo.

Alarq - DOCUMENTOS PESSOAIS, uma abordagem prática.
O grupo apresentou diversos tipos de documentos e tratou de temas como veracidade e autenticidade documental, prazos de guarda e características legais dos documentos.
Pontos positivos: adorei a variedade de dinheiro em cédulas que o grupo trouxe, vi cédulas antigas (pior, que eu usei) e as medidas de segurança implantadas ao longo do tempo. O grupo apresentou muito bem essas características.
Outro ponto positivo foi o teste sobre autenticidade de documentos que nos era proposto pelos colegas. Através da análise de dois certificados, deveríamos identificar o documento autêntico.
Pontos a melhorar: acho que o grupo poderia ter trazido mais documentos para as pessoas analisarem sua autenticidade. É uma maneira extremamente interessante de fixarmos o conteúdo visto em aula.

Odisseia - Lei Áurea - Autenticidade e Veracidade.
Nossos colegas do Odisseia demonstraram o fluxo documental que autentica a Lei Áurea, apresentando os documentos e o contexto histórico envolvido. Além disso, propuseram uma reflexão sobre a veracidade do referido documento.
Pontos positivos: o grupo trouxe diferentes documentos que caracterizaram o fluxo documental da Lei Áurea, além de apresentar documentos referentes a leis anteriores, como a Eusébio de Queiroz e a Lei do Ventre Livre. A discussão sobre a autenticidade do documento também foi interessante.
Pontos a melhorar: o grupo procurou abordar a veracidade da Lei Áurea, entretanto, acredito que essa discussão transpassa a análise do documento em si, pois deve-se fazer uma análise histórica do contexto em que tal lei foi promulgada e suas consequências, além de um estudo sobre a situação atual para se saber se a escravidão de fato foi extinta de nosso território. Enfim, uma discussão controversa e que vai além da atuação do arquivista.

Bom, é isso. Com esse post, eu encerro minha participação nesse cd.
Até mais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário