sexta-feira, 26 de julho de 2013

Atividade Individual "A saideira" - Marcos Roberto Rodrigues de Araujo - 11/0016793

E aew, curtindo o som até aqui?

Pra finalizar o semestre segue a última atividade individual que consiste numa análise das oficinas apresentadas na FCI na sexta-feira, dia 19 de julho de 2013.

Dentre as diversas oficinas apresentadas, realizei análise de dois grupos: Tipo Blog e ALARQ.

- ALARQ
. Tema: Documentos pessoais: uma abordagem prática

. A oficina abordou de forma prática questões de autenticidade e veracidade de documentos pessoais diversos.

. Pontos positivos:
- o grupo disponibilizou em número significativo documentos diferentes que facilitaram a compreensão tornando-a mais prática e que possibilitou ao grupo tornar sua análise mais ampla;
- todos os membros do grupo participaram da apresentação, demonstrando interesse e contribuindo para maior envolvimento do público;
- abordagem prática e clara de temas da disciplina, com foco na autenticidade e veracidade, muito bem comtemplados na análise do grupo sobre cédulas monetárias, através de uma análise histórica de sinais e formas de validação das cédulas;
- folder informativo da oficina e resumo das temáticas abordadas elaborado pelo grupo.

. Pontos a melhorar:
- a apresentação poderia ser mais longa, dada a relevância e qualidade da oficina, o grupo poderia contribuir muito mais para com o público se o tempo de apresentação fosse maior;
- o roteiro pode ser realizado de uma forma mais definida, para conduzir a apresentação com maior fluidez e causar no público maior sensação de organização.


- TIPO BLOG
. Tema: Gestão de Acervo Pessoal Musical

. A oficina apresentou possíveis formas de gestão de acervos pessoais musicais e alguns instrumentos para isto, com foco na classificação (não arquivística), na ordenação, no acondicionamento de cd's e em sua conservação.

. Pontos positivos
o grupo apresentou possíveis formas de classificação e organização, deixando claro que são algumas formas que podem ser utilizadas na gestão de acervos musicais pessoais, e não as únicas;
- o folder elaborado pelo grupo e disponibilizado ao público destacava muito bem o conteúdo apresentado pela oficina e trazia sugestões e exemplos de classificação, organização e acondicionamento de fácil aplicação, colaborando muito para o entendimento da temática, a fixação do conteúdo por parte do público e principalmente a aplicação prática das sugestões;

. Pontos a melhorar:
- a apresentação da oficina poderia ser realizada por todos os componentes do grupo, possibilitando até 3 apresentações simultâneas;
- o grupo abordou somente sobre cd's de música, o nome da oficina sugere maior amplitude de documentos e suportes, pois acervos musicais pessoais não são formados apenas por cd's, sendo assim a sugestão é mudar o foco da oficina apenas para cd's ou o ampliar o foco para outros documentos além destes.



CONCLUSÃO

A experiência das oficinas como metodologia de ensino e aprendizagem se mostrou muito interessante, envolveu toda a turma, incentivou a busca e a pesquisa e possibilitou a troca de informações de maneira diferente do convencional.

As temáticas desenvolvidas pelas oficinas aqui analisadas podem ser apresentadas para o público em geral, elas não se prendem á academia, nem tampouco aos alunos e profissionais arquivistas, o conteúdo vai além disso, pois dizem respeito aos acervos pessoais, o que torna tais oficinas interesse da sociedade em geral. A contribuição destas oficinas tem real utilidade na vida cotidiana das pessoas, podendo ser aplicadas de forma prática, de maneira fácil e eficiente.







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