sexta-feira, 19 de abril de 2013

Atividade "Coisa" 01 - Criação de um Plano de Classificação e Análise Diplomática de Documentação



E aí, galera! Todo mundo em Sol Maior?



Na última aula tivemos que analisar a documentação da empresa MCE byte. Uma empresa que lida com viagens mentais. Após minuciosa análise diplomática chegamos a seguinte conclusão, sem Dó e sem Mi, Mi, Mi.

Imagem retirada da página: http://static4.fjcdn.com/comments/3603523+_b3e5214fa52e2a7c7d7794d9a9e798f7.jpg

   

           Análise Diplomática das Séries Documentais




Descrição: Desenhos dimensionais encontrados na mesa do Diretor José Arciboldo.
Documento de Arquivo: Não.





Descrição: Pedido de Compra de Viagem Virtual.
Documento de Arquivo: Sim.
Suporte: Papel;
Forma: Original;
Formato: Folha avulsa;
Gênero: Textual e Iconográfico;
Espécie: Pedido;
Tipo: Pedido de compra.






Descrição: Tabela de preços.
Documento de Arquivo: Sim.
Suporte: Papel;
Forma: Original;
Formato: Folha avulsa;
Gênero: Textual e Iconográfico;
Espécie: Tabela;
Tipo: Tabela de Preços.






Descrição: Nota fiscal de venda ao consumidor. 2ª via - emissor (tributado).
Documento de Arquivo: Sim.
Suporte: Papel;
Forma: Original;
Formato: Folha avulsa;
Gênero: Textual e Iconográfico;
Espécie: Nota Fiscal;
Tipo: Nota Fiscal de Venda ao Consumidor.






Descrição: Ficha Funcional de Funcionário.
Documento de Arquivo: Sim.
Suporte: Papel;
Forma: Original;
Formato: Folha avulsa;
Gênero: Textual e Iconográfico;
Espécie: Ficha;
Tipo: Ficha funcional.






Descrição: Propaganda dos produtos oferecidos.
Documento de Arquivo: Sim.
Suporte: Papel;
Forma: Original;
Formato: Folha avulsa;
Gênero: Textual e Iconográfico;
Espécie:  Folder;
Tipo: Folder de divulgação.




Plano de Classificação de Documentos





Esquema vertical da nosso proposta do Plano de Classificação.


Fundo: MCE Byte

1 - Gestão de Pessoas

     1.1 Fichas Funcionais


2 - Marketing

     2.1 - Folders


3 - Vendas

     3.1 - Notas Fiscais

     3.2 - Pedidos de Serviços

     3.3 - Tabela de Preços





Os métodos de ordenação utilizados foram o alfabético nas fichas funcionais e nos pedidos de serviços, cronológico nas tabelas de preços e o numérico nos demais.


Até a próxima faixa!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Acredito que o grupo, na verdade, fez dois planos de classificação. Um com o modelo estrutural e um outro estrutural + funcional. De qualquer forma, o segundo modelo que está em forma de tabela me parece muito bom, já que consigo pensar melhor na origem dos documentos, no "por que" foram criados. "A organização desse material deve ser capaz de disponibilizar informações que permitam identificar essa vontade administrativa, ou seja, o contexto de produção; para tanto, os documentos devem trazer informações relativas a... principalmente, "por quê?" foram produzidos e guardados como registros significativos e probatórios."(LOPEZ, 2011, p.16)

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  2. Ficou muito bem descrito, pois o grupo teve o cuidado de fazer uma em cada imagem, com alguns detalhes evidenciando os apontamentos feitos pelo professor André em sala de aula e seguindo o modelo que há no texto de André Lopez para análise diplomática. Especificando mais o documento que foi tratado informacionalmente.

    Uma coisa que o grupo continuou fazendo desde a primeira atividade realizada em sala, e que ao meu ver poderia ser diferente, é que ao declarar que é não documento de arquivo, encerram a discussão para listagem de características diplomáticas, por exemplo, como se vê nos outros documentos que foram denominados como de arquivo.

    O Plano de Classificação ficou muito bom, de modo que é possível encontrar documentos específicos da MCE Byte. Ponto também para a tabela que sistematiza facilmente a compreensão. Também para o apontamento da ordenação!

    O grupo só esqueceu de fazer a avaliação das séries, que foi outro tópico que o professor pediu em sala de aula, apesar de criticar que isso era superestimado por nós estudantes.

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  3. Os colegas organizaram de forma bastante esclarecedora, primeiramente buscaram identificar o que seria documento de arquivo e o que não seria. E só a partir disso foi feita a análise diplomática, classificação e construção do plano de classificação. O plano de classificação em formato de tabela feito torna mais compreensível toda a estrutura organizacional da empresa, parecido ao modelo mostrado pelo professor em aula. “O objetivo da classificação é, basicamente, dar visibilidade às funções e às atividades do organismo produtor do arquivo, deixando claras as ligações entre os documentos.” (JANICE, 1998. p. 12).

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